Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Nupia planeja as ações de 2016 em reunião na Embrapa Clima Temperado

Nupia planeja as ações de 2016 em reunião na Embrapa Clima Temperado

No dia 16 de dezembro os coordenadores do Núcleo de Unidades Pedagógicas Integradoras Agroprodutivas (Nupia), professores Alexandre da Silva (Campus Bento Gonçalves do IFRS) e Luis Henrique Gularte Ferreira (Campus Rio Grande do IFRS), estiveram reunidos com os seguintes dirigentes da Embrapa Clima Temperado: Clenio Nailto Pillon, chefe-geral; João Carlos Costa Gomes, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia; Sandro Bonow, representando o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Jair Costa Nachtigal.

Estiveram presentes os professores do Campus Rio Grande: Eduardo Wenzel Brião; Carlos Rodrigues Rocha; Douglas de Castro Brombilla; Leandro Pinheiro; Luciano Vargas Gonçalves; Marco Aurélio dos Santos Rahn. Também participaram os seguintes pesquisadores da Embrapa Clima Temperado, responsáveis por projetos nos quais há colaboração no Nupia: Ana Claudia Barneche de Oliveira; Andrea Milttemann; Darcy Bitencourt; Irajá Ferreira Antunes; Gilberto Bevilaqua.

O intuito da reunião foi o de socializar as ações já realizadas com os professores do Campus Rio Grande e com os pesquisadores da Embrapa que não acompanharam os intentos já realizados no Campus Bento Gonçalves. O foco da explanação foi o de apresentar os objetivos do Nupia, bem como suas unidades formadoras e seu evento resultante, o encontro Vitrines Tecnopedagógicas Agroprodutivas Locais (Vital), que teve sua última edição realizada em 11 de abril na Estação Experimental de Tuiuty.

Além da contextualização histórica das ações, foram traçados planos de trabalhos envolvendo os campi Bento Gonçalves, Rio Grande e a própria Embrapa. As diretrizes discutidas visam aproximar os professores e pesquisadores de áreas afins para que em 2016 sejam elaboradas propostas de pesquisa, ensino e extensão consolidadas para subsidiar novos encontros Vital.

Ao término da reunião, Clenio Nailto Pillon salientou o potencial do Nupia e seu desejo de continuidade das atividades, destacando: "O Nupia constitui-se em uma abordagem metodológica inovadora para a integração do ensino com a pesquisa e a extensão". Além disso, disponibilizou a estrutura da Unidade para futuras vivências dos acadêmicos e apontou a ampliação do convênio já existente entre as Instituições.

A avaliação dos coordenadores do Nupia foi extremamente positiva, haja vista que um horizonte de ações se abre com a expansão do núcleo. Os intentos já realizados demonstram que o comprometimento com ensino pesquisa e extensão de maneira integrada está frutificando em ações e parcerias futuras, informam os professores Alexandre da Silva e Luis Henrique Gularte Ferreira.

 

Crédito das fotos: Bruno Corrêa / Embrapa Clima Temperado.

Publicado por: Aureo Vandré Cardoso (7/1/2016)

Galeria

Nupia planeja as ações de 2016 em reunião na Embrapa Clima Temperado Nupia planeja as ações de 2016 em reunião na Embrapa Clima Temperado Nupia planeja as ações de 2016 em reunião na Embrapa Clima Temperado Nupia planeja as ações de 2016 em reunião na Embrapa Clima Temperado

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves

Avenida Osvaldo Aranha, 540 | Bairro Juventude da Enologia | CEP: 95700-206 | Bento Gonçalves/RS

E-mail: comunicacao@bento.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3455-3200 | Fax: (54) 3455-3246